• Rua Antonio Ricardo dos Santos, 299, Hauer, Curitiba, PR
  • (041) 99531-2501 | (41) 3081-0533
Rituais
Home \ Ebó
Ebó
Qual o significado de um ebó?

O termo ebó é usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento por muitos.
A palavra ebó, significa sacrifício e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue. O ebó é uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá em agradecimento por bênção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades.
Em nossa casa, representamos este sacrifício através da água de coco que juntamente com ervas, será utilizada para limpeza do médium que realiza este procedimento. Ebó, é assim uma oferta ritual.
O relacionamento entre os seres humanos e as divindades é expressado e obtido através da execução de rituais e liturgias, e isso ocorre em qualquer religião sendo essa, a ritualização, a base da necessidade e existência das religiões uma vez que a sua razão é a ligação entre o homem e o divino.
Estamos tratando de uma processo de transmissão, equilíbrio e reposição de axé através do orixá e de um sacerdote (e apenas por um sacerdote pode ser feito este ritual). A necessidade de se fazer um ebó tem que ter sido definido através do sacerdote, em nosso caso, mãe ou pai de santo. Os rituais e liturgias conectam o mundo físico ao mundo espiritual de forma a trazer harmonia e equilíbrio para o nosso dia a dia.
A realização das liturgia e rituais através do ebó, re-ordena e corrige o relacionamento entre a divindade e o homem trazendo o equilíbrio desejado.
O sacrifício, representado pela água de coco e as ervas, é a rama que traz a solução e tranquilidade ao universo e que ordena os problemas do dia a dia, e este tem que ter objetivo e propósitos reais e sinceros.
Existe a necessidade de existir uma integração entre o sacerdote, o médium e as forças espirituais que serão movimentadas para se obter o resultado desejado. Mais ainda, quando este relacionamento é próximo, as ervas, irão curar de fato.