• Rua Antonio Ricardo dos Santos, 299, Hauer, Curitiba, PR
  • (041) 99531-2501 | (41) 3081-0533
Orixás
Home \ Pai Oxalá
Pai Oxalá
Oxalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Sua cor é o branco. Deus criou o mundo em 6 dias, no sétimo Ele descansou, assim sendo, o dia consagrado a Pai Oxalá é o domingo.
Na África, "O Grande Òrìsà" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia yoruba, é o criador do mundo, dos homens, animais e plantas. Foi o primeiro Orixá criado e é considerado o maior de todos os Orixás.

Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, preside o nascimento, a iniciação e a morte.

Sua saudação é Êpa babá (Salve, pai). Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. Oxalá significa luz (oxa) branca (alá); É calmo, sereno, pacificador; é o criador. A Oxalá pertencem os olhos que veem tudo.

Salve nosso Pai Oxalá! Êpa Babá!

Dia de Celebração: 25 de dezembro
Dia Consagrado: Domingo
Cor: Branco
Saudação: Êpa Babá (Salve Pai)
Ponto de Força: Lugares calmos e bonitos, como uma colina ou na beira da praia
Bebida: Água Mineral
Comida: Canjica branca, frutas brancas (ou as mesmas de Iemanjá)
Ervas: agapanto, boldo (tapete de Oxalá), narciso, hortelã, erva cidreira, eucalipto, alecrim da horta, alevante, manjericão, alfavaca, girassol, avenca, manjerona.
Flores: Lírio e flores brancas.